O financiamento do seu carro está atrasado? Saiba o que fazer

O financiamento do seu carro está atrasado? Saiba o que fazer!

Para comprar um carro você precisa de planejamento financeiro e um estudo muito cuidadoso sobre o impacto que as parcelas terão sobre o seu orçamento. Nada de novidade, certo? Mas e quando você começa a ser cercado por imprevistos e as parcelas do financiamento vão ficando pra trás?

Respire fundo, mantenha a calma e veja abaixo o que fazer se as parcelas do financiamento do seu carro atrasarem:

Refinanciamento

Nada de vergonha, assim que você perceber que não vai conseguir continuar pagando o financiamento do seu carro já é importante entrar em contato com o banco ou instituição financeira para renegociar sua dívida.

Uma das opções é refinanciar o veículo, quando são recalculados os valores em débito para que você tenha uma prazo maior para pagar. Desta forma as parcelam diminuem e não fica tão difícil encaixa-las no orçamento. Mas é claro que os juros irão aumentar, então fique ligado.

Devolução do carro

Chega a dar um frio na barriga só em pensar? Mas essa é uma opção emergencial se você realmente não tem condições de pagar sua dívida com o financiamento.

Dependendo do acordo que você fizer com o banco ou instituição financeira, é possível encerrar a dívida do veículo (que depois pode ir a leilão com preço reduzido).

Você deve estar pesando, “mas e o que eu paguei até agora pelo meu carro?” Realmente, o que você já pagou não tem volta. E se o seu carro arrecadar um valor pequeno no leilão, insuficiente pra cobrir a dívida, você ainda fica devendo a diferença para o banco ou instituição financeira.

Trocar por um carro de menor valor

Para muitos essa é uma das melhores opções para se livrar do financiamento atrasado do carro. Mas nesse caso é preciso tomar a decisão sem muita demora, pois se o banco ou financiadora entrarem com uma ação de busca e apreensão ou de reintegração de posse (pode ocorrer a partir da terceira parcela em atraso) o seu veículo fica bloqueado para venda, pois pertencerá a eles.

A negociação também só poderá acontecer se a financeira ou banco aceitar a troca. Eles farão análise de crédito do novo comprador e, de acordo com o resultado, o repasse da dívida pode ser, ou não, aprovado.

VEJA TAMBÉM:

Vai comprar seu primeiro carro? Veja nossas dicas!
Confira os documentos necessários para fazer uma transferência de carro
Vantagens de comprar um carro seminovo
O que é score de crédito? Saiba porque ele é importante
O financiamento do seu carro está atrasado? Saiba o que fazer
O que você deve saber antes de comprar um carro usado
Por que comprar um carro usado hoje é sua melhor opção?
Carro usado ou seminovo - Qual a diferença entre eles
Retrospectiva 2016 - Como foi o ano para o setor automobilístico?
Consórcio ou financiamento? Entenda cada opção
Moderno, exclusivo e confortável
10 Dicas para você comprar seu carro seminovo