Vai comprar seu primeiro carro? Veja nossas dicas!

Vai comprar seu primeiro carro? Veja nossas dicas!

Comprar o primeiro carro é o sonho de consumo de muita gente, seja para ter mais conforto, ou mais praticidade no dia a dia, além de otimizar o tempo entre o trabalho e os outros afazeres. Mas sempre surge aquela dúvida: como escolher a melhor opção?

A verdade é que não existe um veículo perfeito e que seja o mais indicado para todo mundo. Você precisa fazer essa escolha com base no seu perfil e nas suas necessidades. As nossas dicas de hoje são justamente para mostrar como fazer isso!

Cabe no bolso?

Não há como fugir disso: a primeira coisa que você tem que pensar é em escolher um carro que não vá comprometer muito o seu orçamento, para evitar dores de cabeça no futuro.

Em geral, os economistas recomendam que nenhuma parcela de financiamento ultrapasse 30% da renda líquida do indivíduo, para que ele possa arcar com essa dívida e todas as outras que possui.

E, quanto maior for o valor que você conseguir dar como entrada no seu primeiro carro, melhor para reduzir as parcelas e o tempo de financiamento.

o que você realmente precisa?

A tentação de optar por um “carrão” da moda é sempre grande, mas o melhor negócio é colocar no papel quais são as suas reais necessidades que esse automóvel precisa atender.

Se você é jovem e está comprando seu primeiro carro, talvez seja melhor priorizar um modelo mais econômico. Um seminovo também pode ser uma alternativa bacana.

Para quem está na faixa-etária dos 30 aos 50 anos e já tem ou pretende constituir família, é importante apostar em um carro mais espaçoso para comportar bem a todos.

Já os compradores com mais de 50 anos podem utilizar critérios de conforto e visibilidade para fazer a sua escolha.

Analise diferentes opções

Talvez você já seja apaixonado por um determinado carro ou se apaixone logo de cara, assim que começar suas buscas.

Não se precipite: pesquise outros da mesma categoria e que ofereçam as mesmas vantagens. Assim, você tem mais chances de conseguir um custo/benefício melhor no seu primeiro carro.

Pense que você precisará manter o seu veículo

Aqui está um critério que poucas pessoas avaliam antes da compra e que faz toda a diferença: quando se fala em valores, não é apenas o preço do carro em si que está em jogo, mas sim dos custos que virão posteriormente.

Isso inclui seguro e manutenção, por exemplo. Automóveis que têm as peças importadas vão ser mais caros para manter. Fique de olho!

Cotações de seguro

Quando escolher o modelo do seu primeiro carro, faça cotações e simulações do seguro em diferentes instituições financeiras, para escolher a melhor opção.

Você pode até dizer para o gerente do banco que está pesquisando, para tentar conseguir condições melhores.

Não dispense o test drive

Por fim, não feche negócio sem antes fazer o famoso test drive para conferir, na prática, se você se adapta àquele carro e se sente confortável dirigindo-o.

Também é o momento em que vão surgir possíveis dúvidas que você poderá solucionar antes de finalizar a compra do seu primeiro carro.

Vai comprar seu primeiro carro? Veja nossas dicas!
Confira os documentos necessários para fazer uma transferência de carro
Vantagens de comprar um carro seminovo