homem apoiando no carro com o capo aberto fala no celular em imagem que ilustra conteudo sobre mecanica basica da geracao seminovos

Mecânica básica: conhecimentos para você contornar os sufocos na estrada

Principalmente para aqueles que amam colocar o pé na estrada, dirigir costuma ser uma terapia. E para desfrutar desse momento prazeroso, especialmente se a viagem for longa, nada melhor do que estar com a revisão periódica do veículo em dia. 

Entretanto, imprevistos acontecem. Do pneu furado àquele problema mais complexo, que você precisa tentar resolver paliativamente até chegar à oficina mais próxima, há algo que você pode fazer para superá-los com segurança: conhecer um pouco sobre mecânica básica.

Nossa intenção com este conteúdo não é torná-lo um expert, que sairá amanhã resolvendo quaisquer adversidades que possam ocorrer com seu carro, mas tirá-lo da comodidade de um ponto de vista leigo. Afinal, é importante que você conheça a tecnologia que tem nas mãos, e saiba como lidar com ela em variadas situações.

A tal da mecânica básica não é um bicho de sete cabeças

Não é com a mecânica básica que você sairá montando um carro da noite para o dia. 

Porém, saber constatar defeitos, um ruído estranho que possa ter começado do nada, ou notar que algo está fora dos padrões, pode garantir sua segurança no trânsito, antes mesmo que você saia da garagem.

Além disso, ter o hábito de cuidar do seu veículo também ajuda a contribuir para uma maior vida útil e, consequentemente, torná-lo mais valioso na hora da revenda ou da troca.

Para o dia a dia, você precisa estar atento a três coisas:

PNEUS CALIBRADOS E SEM DESGASTES

É fundamental que os pneus de seu veículo estejam 100%. Mesmo que você mantenha o carro mais tempo na garagem durante a semana, verifique a cada 15 dias a pressurização. Pneu murcho, além de gastar mais combustível, é inimigo da suspensão. 

Uma dica importante, também, é perceber se o carro não “puxa para o lado” em linhas retas e superfícies planas. Se esse for o caso, agende para ontem um serviço de alinhamento.

FILTROS LIMPOS SIGNIFICAM SAÚDE

Não há nada mais desagradável do que deixar seus passageiros respirarem um ar sujo, cheio de fungos e bactérias. Trocar o filtro do ar de tempos em tempos beira questões relativas à consciência.

Se ainda assim, isso não for suficiente, lembre-se que o acúmulo de sujeira no motor prejudica o desempenho do seu veículo.

É CLARO, O LOCAL NO QUAL VOCÊ ABASTECE DIZ MUITO

Infelizmente, em meio a tantas empresas sérias, temos que conviver com os charlatães. Ainda existe a prática de adulteração de combustível por aqui, e você precisa escolher o lugar que abastece com segurança.

Em tempos de preços caríssimos nas bombas, o barato pode beneficiar o seu bolso a curto prazo, mas não é incomum que prejudique o seu veículo a longo.

Isso porque qualquer problema no insumo, pode danificar uma série de itens importantes.

Ok, mas como identificar o mais rápido possível um problema?

Bem, o carro dá sinais. Primeiramente, fique atento ao painel. Se a luz do motor se acender, leve o carro imediatamente ao mecânico. Outros indícios usuais são um consumo mais alto, a perda de performance e o famoso “engasgue”.

Quais são as situações inesperadas mais comuns de acontecerem?

O inesperado pode tornar-se previsível, quando você aprende mecânica básica, ainda que superficialmente. Veja o que é possível reconhecer com sinais simples que o carro dá:

  • O carro não liga: a primeira situação na qual você pensa diz respeito à vida útil da bateria e, provavelmente, não estará errado;
  • O motor está com temperaturas mais altas: você já saberá que pode estar havendo um problema no líquido de arrefecimento;
  • Se o freio fizer barulho, há algum problema sério, que precisa ser resolvido imediatamente;
  • Quando a embreagem está deslizando, é sinal de um alto desgaste.

Quais são os componentes principais para o funcionamento pleno de um veículo?

Venha conosco conhecer os principais sistemas. Não se preocupe, não viemos lhe falar de nomes difíceis de lembrar, mas simplificar a importância de cada um deles:

Ela comanda tudo: a transmissão

O primeiro item é também um dos mais importantes componentes de um carro. A transmissão é a única encarregada de levar toda a energia que é gerada dentro do motor para as rodas.

E para que todos esses movimentos sejam realizados de forma suave, a embreagem é a principal aliada.

Sem ele seu carro será só metal e plástico: o motor

O motor é o chão de fábrica do veículo. É o trabalho de seu conjunto de peças que produz a intensidade necessária para fazer tudo funcionar, garantindo-lhe viagens incríveis.

Não é sobre conforto, é sobre segurança: suspensão

É claro que é muito desagradável aos motoristas e passageiros viajar entre batidas e trepidações. A suspensão é um item indispensável de conforto, é inegável. No entanto, ela também tem outro papel essencial: proteger os componentes mecânicos do veículo.

Junto a ela são inseridos os amortecedores. Eles nada mais são do que molas que desempenham a relevante função de manter os pneus conectados ao chão, ao mesmo tempo que asseguram a estabilidade.

Antes de dar asas à liberdade nas estradas, aprenda a importância dos freios

Todo o sistema fica mais seguro, se você realizar a manutenção preventiva do fluido de freio. De forma alguma há como colocar um veículo em trânsito, sem que ele esteja em plena atividade.

Antes que eles enfraqueçam, troque pastilhas e lonas e evite um desastre.

_

Sabendo como funcionam os principais sistemas do veículos, é hora de escolher seu Seminovo com toda a qualidade que só a Geração Seminovos oferece em Santa Catarina. 

Vá até uma de nossas lojas físicas e encontre o seu próximo carro hoje mesmo.