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Carro flex: 8 dicas infalíveis para o seu carro nunca falhar no frio

Carro flex pode causar um transtorno tremendo, especialmente em dias frios, quando o motorista opta por abastecê-lo frequentemente apenas com etanol. Sim, é mais comum do que você pensa.

E a causa é, quase sempre, a mesma: falta de manutenção.

Antes de qualquer informação valiosa que possamos lhe passar neste artigo, entenda que para cuidar bem do seu automóvel, você precisa conhecê-lo. E isso implica em descobrir como seus sistemas funcionam. É apenas desta forma que você irá compreender porque o seu carro flex teima em não ligar em dias de temperaturas mais baixas.

O primeiro ponto que temos a colocar é que ficar irritado em uma situação como essa não ajuda em nada. O segundo, e mais importante, é que vamos resolver esse perrengue juntinho com você, aqui e agora. 

Como funciona o sistema de partida a frio do seu carro flex?

Não é o líquido que faz o carro funcionar, são os vapores do combustível!

Em dias mais gelados – abaixo de 15º -,o etanol não produz esses gases com eficiência, sendo necessário o sistema de partida a frio – alguns carros mais antigos usam o bom e velho tanquinho de gasolina.

SIM, a gasolina ajuda a dar o fôlego que o etanol precisa na explosão.

OK, MAS TENDO O SISTEMA DE PARTIDA A FRIO, O CARRO NÃO DEVERIA FUNCIONAR?

Aí é que pode morar o problema. Se a manutenção estivesse em dia, não só deveria como funcionaria!

O tanquinho só será acionado quando os termômetros estiverem baixos. Se você mora em um local onde essa queda é pouco frequente, é provável que a gasolina armazenada nele estrategicamente para esses momentos tenha ficado velha.

A GASOLINA PERDE A VALIDADE EM CERCA DE QUATRO MESES A SEIS MESES!

É importante que você atente-se a trocá-la de tempos em tempos (indicamos a cada 90 dias).

Já nos casos de carros flex mais novos, que não dependem do tanquinho, o sistema elétrico e o de partida devem estar em boas condições.Geralmente, a tecnologia utilizada aquece os bicos injetores, que por sua vez ajudam na vaporização do etanol. Naqueles com injeção direta a alta pressão se encarrega da partida.

Bem, você já percebeu que a manutenção é fundamental em todas as situações, certo!? Agora é hora de entender o que você pode fazer para não ficar na mão.

8 informações sobre seu carro flex que você não pode perder de vista durante o inverno

1 | Ao abastecer, misture um percentual de gasolina junto ao etanol

Essa mistura é totalmente permitida em carros flex. Idealmente, se você opta pelo etanol, coloque de 5% a 30% de gasolina. 

2 | Cuide da gasolina que está no tanquinho

Se o seu carro tiver o sistema de partida a frio com tanquinho, escolha armazenar gasolina aditivada. Ela garante a limpeza dos componentes do sistema.

3 | Sempre troque a gasolina velha na oficina

Você provavelmente estava aí se perguntando como fazer a troca do combustível que ficou velho no tanquinho.

 E sim, essa manutenção deve ser feita por um profissional. 

4 | Não complete o tanquinho de gasolina

E o motivo é simples: você não precisa fazê-lo. O sistema de partida a frio precisa de pouca gasolina para fornecer ao seu carro o que ele precisa para pegar em dias gelados.

De forma nenhuma faça isso no posto. Além de limpar o reservatório e testar o funcionamento do sistema, em muitos casos, o mecânico precisa desmontar os componentes.

5 | Verifique se não há vazamentos no sistema de partida a frio

Mais um motivo para não deixar a manutenção preventiva passar despercebida por ele.

6 | Não insista na partida se o carro não pegar

As velas podem ficar encharcadas com essa atitude.Se isso ocorrer, é preciso aguardar até que o combustível evapore, o que pode demorar cerca de 30 minutos.

7| O sistema de combustível tem memória

Sendo assim, ao fazer a troca drástica de gasolina para etanol, rode com carro de 8 a 15 quilômetros antes de deixá-lo estacionado por um período mais longo.

8 | Não deixe o tanquinho esvaziar

Pois é, ele pode rachar. A melhor forma de cuidá-lo, além da manutenção preventiva, é injetar um pouquinho de gasolina nele.

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