imagem de uma bomba de combustivel para ilustrar conteudo sobre carro flex

Carro flex : os 6 principais mitos e 3 verdades absolutas sobre a tecnologia. Veja aqui!

A liberdade de ter um carro também passa pela autonomia de escolha do combustível com o qual você abastece. Ao ter esse poder, os condutores têm garantido o direito à democracia também na hora de determinar qual é a opção que melhor lhes atende, sem ficarem reféns de uma única alternativa imposta pelo mercado.

E não dá para negar que estar frente a frente com possibilidades sempre é algo muito positivo.

Há pouco mais de 15 anos, o carro flex tornou-se uma realidade para os brasileiros, fato que merece muita comemoração, já que a tecnologia chegou para colocar um fim em alguns dilemas encarados pela população: a falta frequente de etanol em alguns postos e os entraves enfrentados pelas famílias, muitos deles relacionados à oscilação dos preços da gasolina.

Ao ler este conteúdo, vamos explicar a você o que é, afinal de contas, um carro flex e como o seu motor se comporta. Além disso, separamos 6 mitos e 3 verdades que comumente você ouve por aí. Acompanhe!

O que é um carro flex?

Mesmo após tanto tempo de comercialização no Brasil, o questionamento sobre o que é um carro flex ainda é bastante comum. Pois bem, também conhecidos como bicombustíveis ou veículos de combustíveis duplos, esses automóveis podem queimar tanto etanol, quanto gasolina — de maneira individual —, ou uma mistura de ambos.

Por aqui, o carro flex representa mais de 80% da fatia do mercado, o que significa que é muito difícil ver pelas ruas os anteriormente populares monocombustíveis.

No entanto, o que já foi motivo de alívio para o orçamento, hoje é capaz de não fazer tanta diferença assim. Pois é, o tempo em que abastecer com etanol trazia alguma vantagem financeira significativa, para alguns perfis de motoristas, pode ter ficado para trás.

O preço dos combustíveis deve ser um fator de escolha?

Sem dúvidas, se esse for um quesito importante para você. Mas não vá pensando que o mais barato é o etanol. Logo que entrou no País, essa máxima fazia total e completo sentido. Todavia, com o passar dos anos e as mudanças no consumo, é preciso planejar os gastos na ponta do lápis.

O etanol queima mais rápido do que a gasolina

Os especialistas confirmam que o etanol pode ter uma eficiência 30% menor. Ou seja, ao demandar mais, dependendo de como for o seu estilo de vida, é bem provável que o custo, no final das contas, fique mais elevado. 

Entenda como funciona o motor do carro flex

imagem de um motor de veiculo para ilustrar conteudo sobre carro flex

Um motor flex não é muito diferente, em termos de manutenção, de um monocombustível. Ou seja, seu funcionamento não sofre qualquer interferência por aceitar um combustível ou dois.

O que acontece é que nos veículos flex há um módulo de injeção que identifica o material que foi adicionado e calcula automaticamente o uso. O sistema é inteligente e consegue identificar se há gasolina ou etanol no tanque, e se é preciso fracionar as partes para fazer uma mistura.

6 mitos e 3 verdade sobre o carro flex

image, de um carro parado em posto de combustivel para ilustrar conteudo sobre mitos e verdades

Existem muitos mitos sobre como lidar com o carro flex. Vamos desfazer alguns deles. Veja e aprenda!

1 – PRECISO CALCULAR OS NÍVEIS DE COMBUSTÍVEL 

Não é necessário. Você pode colocar qualquer proporção de ambos os combustíveis, sem precisar se preocupar com cálculos e mais cálculos.

2 – CARRO FLEX NÃO FUNCIONA BEM NO FRIO

Apenas os motores flex mais antigos utilizam o famoso “tanquinho”, para ajudar a aquecer o combustível em dias frios. Hoje, esse funcionamento não depende de nenhuma intervenção. Basta girar a chave na ignição e rodar.

3 – DE VEZ EM QUANDO TENHO QUE ALTERNAR OS COMBUSTÍVEIS

Não há problemas em utilizar apenas um combustível, durante toda a vida útil do carro. Essa prática não traz nenhum tipo de vício ao motor.

4 – EXISTEM ADITIVOS PARA AJUDAR A CUIDAR DO MOTOR FLEX

Não caia em “papo de vendedor” que queira lhe empurrar aditivos. O motor flex é igual ao monocombustível. Cuidado para ele é manutenção preventiva e olhar de especialista.

5 – NA FALTA DE UM POSTO, POSSO UTILIZAR O ÁLCOOL 46º GL 

Nunca abasteça com álcool de supermercado (46º GL), se não quiser dar perda total em seu motor. Sempre vá até o posto!

6 – MOTOR DE CARRO FLEX TEM VIDA ÚTIL MENOR

O que determina a durabilidade de um motor é o cuidado que você dedica a ele. O fato de ser flex não é uma desvantagem.

Primeira verdade: o melhor combustível para o carro flex é…

imagem de alguem segurando um recipiente com combustivel

Não existe melhor combustível para o carro flex, apenas aquele que mais se adequa à sua realidade financeira.

Segunda verdade: carros flex são amigos do meio ambiente

Combustíveis fósseis, como a gasolina, são grandes vilões na natureza. O etanol, por ser menos tóxico e proporcionar uma queima mais “limpa”, quase não polui. Mas, claro, você precisa abastecer com ele para contribuir com a sustentabilidade.

Terceira verdade: revender é mais fácil

imagem de duas pessoas apertando as maos ao fechar negocio de revenda de um carro flex

O mercado brasileiro é fã da tecnologia flex, e o governo estimula a sua comercialização promovendo vários incentivos, que incluem a redução de impostos. Portanto, os veículos seminovos e usados tendem a passar por menor depreciação.

Agora sim, acabaram as incertezas e você está preparado para vir até uma Geração Seminovos e tomar uma decisão sobre qual será o seu carro flex. 

Faça uma cotação conosco e surpreenda-se com a qualidade dos produtos da loja multimarcas mais confiável de Santa Catarina.