na imagem uma mulher mostra um carro para um possivel comprador que quer descobrir como comprar o primeiro carro dicas para evitar prejuizos

Como comprar o primeiro carro? 7 dicas que você precisa conhecer

Precisando de uma luz no fim do túnel para descobrir como comprar o primeiro carro da sua vida, sem arrependimentos? Este conteúdo foi feito para você!

Símbolo de uma das mais importantes conquistas da vida de uma pessoa, o primeiro carro é mesmo inesquecível. E ele nem precisa ser um zero quilômetro.

No entanto, não dá para sair investindo suas economias na primeira oportunidade que aparecer, por mais tentadora que seja. Há carros seminovos que não valem o preço solicitado, por terem sido completamente mal cuidados. 

“Ah, mas a lataria está impecável!”.

Muita gente engana-se com sua escolha, com base no visual. Quando falamos de carros usados, ainda que a quilometragem seja baixa, uma das principais preocupações é com suas estruturas internas, e a mais relevante delas é o motor.

Outra dúvida diz respeito à organização financeira. O desejo de ter o veículo na garagem fala mais alto, mas a dívida pode se tornar uma bola de neve incalculável.

Bem, estamos cercados de informações por todos os lados, e só fica no escuro quem realmente não se incomoda com possíveis prejuízos.

Compilamos neste artigo, 7 dicas para você que está em um processo de decisão e quer saber como comprar o primeiro carro.

Como economizar para comprar o primeiro carro?

Para começar, você precisa saber o valor que cabe no seu bolso. Quanto você está disposto e consegue pagar, sem pesar nos seus custos? 

A dica de ouro para a compra do primeiro carro, é tentar dar o máximo do valor em uma entrada, assim você diminui a taxa de juros e também a quantia a dispôr a cada mês. E nem pensem em parcelamento total, se você não quiser ter um grande prejuízo.

Planejar-se para pagar o veículo à vista, é melhor ainda!

Não existe uma fórmula pronta sobre como economizar para comprar o primeiro carro, apenas disciplina e organização. Essas são regras fundamentais, para que você usufrua do seu bem tranquilamente.

Uma observação importante:

Para calcular todos os seus gastos apenas com o veículo, pense também nos demais custos que virão com a sua aquisição. Há IPVA/DPVAT, combustível, seguro e manutenções. 

7 dicas para você não entrar em uma furada e saber como comprar o primeiro carro

Tem gente que é apaixonada por carro antigo. Outros, no entanto, amam a modernidade e a tecnologia. As dicas que vamos dar aqui hoje são universais e valem para todos os casos:

1 | Conheça o histórico do veículo no qual você está de olho

Se o dono atual ou a loja que está lhe vendendo não ficaram preocupados com o passado do veículo, você não deve nem chegar a cogitar a hipótese de adquiri-lo.

Verifique no manual do proprietário o histórico de manutenções preventivas, questione sobre os cuidados com o veículo até ali, se ele passou por acidentes e qual foi a última vez que esteve em uma oficina mecânica.

A pesquisa pode ser seu colete salva-vidas em um bote furado.

2 | Leve um mecânico de confiança com você

Para analisar o veículo, e verificar se a sua compra será um bom negócio, Mesmo em lojas, muitas delas só passam o produto adiante, sem um pingo de preocupação com a qualidade do veículo que estão vendendo.

3 | Observe os detalhes

Fora e dentro. Compare a pintura em todos os lados, verifique o estado dos pneus, cheque arranhões, amassados e ferrugem. Ah, e não deixe de entrar para dar uma boa varredura no nível de desgaste interno.

4 | Faça um test drive

E durante essa jornada de conhecimento, observe as luzes acesas no painel, ronco do motor, barulhos estranhos. 

Com o veículo ainda ligado, saia e veja se todas as lâmpadas acendem, além de verificar se há marcas de óleo no escapamento (indicativo de que o motor está com alguma avaria).

5 | Verifique o óleo do motor

A vareta não pode indicar que ele está abaixo da segunda marca.

6 | A documentação está em dia?

Garanta que você sairá com um veículo totalmente livre de dívidas e multas.

7 | Cuidado com os pagamentos a longo prazo

Você provavelmente vai querer trocar seu seminovo ou usado em um prazo menor, em comparação com um carro do qual você é o primeiro dono. Então, evite pegar um veículo para custear durante anos a fio. E, o mais importante: às vezes é melhor pagar mais por um carro que você conseguirá passar facilmente para frente no futuro.

_

A dica mais preciosa, não está nos tópicos acima: compre seu primeiro carro em uma loja idônea. Se você estiver em Santa Catarina, dê uma passadinha na Geração Seminovos e veja os modelos multimarcas de muita qualidade que temos por aqui.