na imagem um homem e uma mulher olham para o motor do carro enquanto estao esperando por socorro porque identificaram o superaquecimento do motor

Com estas 7 dicas, aprenda a evitar o superaquecimento do motor

Você está no meio do caminho para aquela viagem de férias que promete ser fantástica, quando percebe uma certa fumaça saindo do motor de seu carro. No mesmo segundo, você tem uma vaga lembrança da última revisão que fez em seu veículo, e dá-se conta que já  tem um certo tempo. Situação problemática, já que o superaquecimento do motor é evidente. Agora, a solução é tentar amenizar o problema causado pela sua falta de cuidado.

Pois é, a situação acima é mais comum do que você imagina. Geralmente, o fator desencadeador é só um: a negligência da manutenção preventiva.

Em linhas gerais, o superaquecimento acontece porque o motor não consegue dissipar a alta temperatura naturalmente gerada a partir de seu funcionamento.

Causas de superaquecimento do motor

Para não ser enganado pelos mecânicos de má fé – a maioria são bons profissionais, mas é sempre interessante perceber quem são eles -, você precisa saber o mínimo sobre as causas de superaquecimento do motor do seu veículo. 

Assim também fica fácil ficar atento, já que a simples sugestão de troca de peças que não tenham relação com o problema, é um indício da tentativa de passar-lhe para trás.

Sendo assim, confira agora quais são as principais causas de superaquecimento do motor:

1 | Água do motor (líquido de arrefecimento) está insuficiente no radiador

Ao contrário do que você pode pensar, essa água não é aquela da torneira da sua casa. O líquido refrigerante é uma solução preparada para evitar corrosão e a elevação descontrolada da temperatura.

Quando seu nível está abaixo, seja em razão de um vazamento ou por qualquer outro motivo, o efeito pode ser devastador. Mas, calma, é possível identificar o problema antes mesmo de você passar pela situação extrema que mencionamos acima. 

No painel de seu veículo, verifique se há alguma indicação (uma luz acesa ou ponteiro) de que a temperatura está alta. Em caso positivo, leve-o imediatamente a um mecânico de sua confiança. Temporariamente, você poderá preencher o radiador com água natural mesmo. Mas não esqueça de solicitar a troca, ao realizar a manutenção.

Observação de segurança!

Ao constatar que seu veículo superaqueceu deixe-o resfriar totalmente, antes de abrir o compartimento do radiador para preenchê-lo. Se estiver na estrada, estacione em um local protegido e chame um guincho.

2 | Óleo do motor em nível baixo

“Ah, mas o óleo não serve apenas para lubrificar e evitar desgaste?”

Pois é, a função desse produto vai além e também ajuda a manter o motor resfriado, já que evita que as peças entrem em atrito. Se o seu motor começar a esquentar mais rápido do que você costuma perceber, então, provavelmente, há problema com o lubrificante.

Dica importante!

Há o momento certo para a troca do óleo do motor. Observe as informações do fabricante e proceda com a orientação, obedecendo todos os prazos.

3 | O sistema de ignição não está funcionando adequadamente

A má queima de combustível pode superaquecer o motor, geralmente causada pelo defeito do sistema de ignição que atrasa o disparo da vela.

4 | Problema no termostato

O termostato funciona como o guardião da comporta do bloco do motor. Ao identificar a temperatura em 90°, ele permite a abertura para passagem do líquido de arrefecimento para o radiador, onde ocorre a necessária refrigeração. Após esfriar, o caminho é inverso, agora fazendo a água retornar ao bloco do motor.

Quando há um defeito, esse padrão deixa de funcionar e aí você já sabe o problemão que terá de enfrentar.

5 | Outras 6 peças que também podem causar superaquecimento do motor

Correia 

O desgaste nessa peça é um fator de extremo risco para o bom funcionamento do motor de um carro.

Ventoinha

Quando não há o trabalho da ventoinha para forçar a ventilação do ar no radiador, o motor começa a aquecer rapidamente. 

Bomba d’Água

Sempre utiilze os aditivos que a marca aconselhar. Assim você evita que a bomba d’água sofra com a ebulição precoce, o surgimento de crostas que embarreiram o arrefecimento, a corrosão e a ferrugem.

Mangueira e radiador

Os tão famosos quanto temidos vazamentos podem ocorrer nesses dois locais. É importante preveni-los, com manutenção periódica.

Como saber se o motor fundiu?

Quando está prestes a fundir, o motor apresenta alguns indícios bastante perceptíveis, tais como: consumo muito alto de combustível, indicativos no painel do carro, sons estranhos vindos do capô e uma inconfundível fumaça em tom escuro oriunda do cano de descarga.

O serviço pode ser caríssimo e, dependendo do valor venal do veículo, poderá nem valer o custo. O jeito é mandá-lo para o ferro velho.

O que fazer quando o motor superaquece?

O primeiro procedimento de segurança é parar o veículo imediatamente. Após, você precisará esperar que o superaquecimento do motor baixe, o que acontece em cerca de 40 minutos. 

Como você sabe, o tempo é bastante alto, então sempre procure encostar em locais nos quais você sinta segurança. Enquanto aguarda a redução da temperatura, chame um guincho.

Se não puder levar o carro a um mecânico imediatamente, não se desespere. No dia seguinte, com o motor já frio, preencha o radiador com água (se esse for o caso), e dirija-se até a oficina mais próxima de sua total confiança.

Evitando o superarquecimento do motor do carro com 7 boas práticas

1 | Cheque o líquido do radiador antes de sair de casa, ao menos, uma vez na semana;

2 | Inspecione o volume de óleo do motor de tempos em tempos e respeite os períodos de troca;

3 | Fique de olho no relógio indicativo de temperatura e nas luzes do painel do veículo;

4 | Evite rodar com água pura dentro do radiador, pois o líquido não é preparado com a química certa;

5 | Jamais lave o motor por fora, isso pode causar um choque térmico;

6 | A boa e velha manutenção preventiva sempre será o principal conselho, além de uma boa conversa com o mecânico para entender tudo o que foi mexido;

7 | Deixe seu veículo em mãos honestas e, se desconfiar, sempre peça a devolução de todas as peças trocadas.

_

Compre veículos seminovos e totalmente revisados, prontinhos para você cair na estrada com toda a segurança, em uma loja idônea e de tradição impecável. No mercado catarinense, a Geração Seminovos é essa referência. Venha nos visitar!