imagem de uma pessoa segurando uma planilha e conferindo itens para ilustrar conteudo sobre como consultar o historico do veiculo

Histórico do veículo usado: para não cair em uma armadilha, saiba como consultá-lo

Nem todo mundo tem consciência de que ao decidir comprar um veículo usado, o segundo passo, de forma alguma, deve ser sair internet afora procurando desesperadamente em sites de compra e venda. É que na ansiedade, a pressa pode tornar-se uma grande inimiga, que despreza a qualidade e importa-se apenas com preço.

Buscar online é um facilitador, sem dúvidas. Porém, existem alguns cuidados que você precisa tomar para que, no que pode ser um futuro bastante próximo, não tenha uma série de problemas.

Para dar o pontapé inicial na sua trajetória com um usado, é importante ter em mente que é essencial investigar o histórico do veículo. Para atingir parte desse objetivo, você pode consultar órgãos públicos como o Detran de sua região, por exemplo.

Comece com uma conversa sobre o histórico do veículo

imagem com tres pessoas verificando uma planilha para ilustrar conteudo que fala sobre a importancia de conversar sobre o historico do veiculo antes de compra-lo

Para fechar um negócio que valha a pena, nada melhor do que um bom bate-papo sobre o passado. Especialmente quando se trata de veículos usados, e mesmo os seminovos, uma investigação é sempre uma boa escolha.

Não importa se a sua possível compra está em prospecção com um vendedor particular ou com um lojista. Estabeleça que o caminho para compreender se aquele veículo é realmente apropriado para as suas necessidades deve, inicialmente, contemplar o máximo de informações que você conseguir.

É possível que, no caso de veículos mais antigos, você não consiga conhecer toda a trajetória até o momento presente. Entretanto, questione o vendedor sobre os últimos tempos: quantas revisões foram feitas, se houve acidentes e se há algum problema que não foi consertado ainda.

Caso seja possível, leve um mecânico de confiança com você no momento em que estiver analisando o carro usado ou seminovo. 

Outra dica importante diz respeito a pesquisar a placa e o Renavam, a fim de confirmar se há multas ou outras pendências financeiras. Além disso, verifique se o veículo em questão passou por leilão, foi sinistrado ou se teve qualquer tipo de adulteração ou restrição.

Sim, há com saber tudo isso e nós vamos lhe mostrar 3 maneiras simples:

1 – DETRAN da sua localidade ou Denatran

Através dos aplicativos para smartphone ou do navegador do seu computador, você pode consultar – de forma gratuita – histórico de veículo de terceiros, bastando apenas ter informações de placa e Renavam. E lá constam as informações mais básicas.

2 – Empresas que trabalham com histórico veicular

Através delas, é possível acessar – de maneira online – um mapeamento aprofundado sobre o histórico do veículo. No entanto, esse detalhamento mais completo é pago, o que não diminui a sua importância, já que pode livrar o seu bolso de um possível prejuízo.

3 – Laudo cautelar

Você pode obter essas informações, na hora em que estiver fazendo a vistoria. Basta pedir. Os profissionais conseguem descobrir tudo o que foi feito e que não consta naquele histórico veicular mais superficial. Veja bem, são mãos e olhos humanos analisando milimetricamente cada uma das partes, para garantir que não há danos e avarias. Ou seja, assegurar um bom negócio.

Entretanto, esse documento costuma ser mais caro do que aquele que mencionamos acima.

Confira as origens do carro usado em prospecção

imagem de um homem escorado no carro com o capo aberto para ilustrar conteudo sobre conferir as origens do veiculo antes de comprar

Conforme já falamos, o laudo cautelar lhe ajuda a descobrir o passado do veículo, de uma forma bastante eficiente. 

Todavia, além de conferir se houve sinistro, leilão ou recuperação, você precisa entender como os donos anteriores cuidaram do carro (esse histórico do veículo também é valiso). Por vezes, a lataria passa uma mensagem ilusória. Portanto, não deixe de analisar as revisões obrigatórias (no manual do proprietário devem constar essas informações).

Caso não existam esses registros, é provável que o primeiro proprietário não tivesse o hábito de fazer os check ups nas concessionárias. Então, se puder, descubra onde, geralmente, essas manutenções eram feitas (assim você também desvenda a qualidade delas).

Com um profissional de confiança ao lado, procure entender se não houve troca de peças originais por materiais de segunda linha. E claro, aproveitem para dar uma volta, buscando sentir o veículo em cada detalhe. 

Quais são os riscos de não checar o histórico do veículo?

Imagine que você gaste uma nota naquela máquina que está observando há tempos. Mas sem fazer nenhuma checagem, na primeira barreira da fiscalização seu sonho cai por terra, porque o carro fica apreendido.

Pois é, você provavelmente caiu naquela clássica cilada de deixar-se empolgar, ou de achar que as consultas de histórico veicular são muito caras. 

Pois bem, vamos aos riscos aos quais você se submete ao ignorar esse alerta:

1 – Você pode ter de arcar com multas, impostos e taxas não pagos;

2 – Ao comprar sem saber um veículo de leilão, haverá uma desvalorização maior do que a natural (ou seja, prejuízo em uma revenda);

3 – Se a quilometragem estiver adulterada, o tempo de vida útil para grande parte das peças pode estar bem perto do fim;

4 – Você pode estar comprando um carro roubado ou furtado sem ter ideia disso (receptação é crime);

5 – Sem ter noção do zelo dispensado ao veículo pelos proprietários anteriores, uma surpresa bastante desagradável pode surgir logo ali na frente;

6 – Como mencionamos anteriormente, seu carro pode ser apreendido por apresentar irregularidades.

Compre seu veículo em uma loja idônea

Por maior que seja a atratividade de uma compra particular, prefira adquirir um veículo usado em uma loja credenciada, e que prioriza a sua satisfação oferecendo produtos de qualidade e com preços justos. 

A maior dica que poderíamos lhe dar neste momento, é conferir qual é a loja da Geração Seminovos que está mais perto de você. Venha nos visitar e elimine qualquer preocupação com os famosos golpes que acontecem com frequência por aí.