veiculo-seminovo-dicas-para-comprar-geracao-seminovos

Não escolha um veículo seminovo sem investigar esses detalhes. Veja!

Adquirir um carro é uma das alegrias na vida dos brasileiros. Não é difícil entender os motivos, já que o País é apaixonado por automobilismo e velocidade. Para muitos, a compra de um veículo seminovo é objetivo atingido e sonho realizado, principalmente pela economia frente aos preços de um 0km. E o mercado está recheado de ótimas opções, basta saber onde procurá-las. 

Para você ter uma ideia, em 2019 a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores já divulgou uma estimativa de crescimento de 7% para o mercado de seminovos – em comparação com 2018. Ou seja, o setor está muito aquecido, mesmo em um período de recessão. E pasme, segundo a Fenauto, as plataformas online são a chave para um sucesso ainda maior, previsto até o final deste ano.

E nesse clima de prosperidade, pensa que a Geração Seminovos não percebeu que você está preparando seu escopo de informações para fazer uma compra segura? A gente sabe que você pesquisa muito antes da tomada de decisão por um ou outro veículo seminovo. 

Nossa intenção hoje é te ajudar a blindar esse conhecimento, trazendo neste post os principais pontos a serem observados. Pronto para dar a partida no aprendizado!?

Onde encontro o melhor custo-benefício?

Estamos falando em vantagem. E nesse caso, o principal item a avaliar é o estado em que o veículo seminovo se encontra (e vamos combinar, isso é quase tudo que você precisa). Muitas vezes, a compra direto com o proprietário é atraente em questão de preço. No entanto, lembre sempre que o barato pode sair muito mais caro – em termos de dores de cabeça e, claro, monetários. 

Em muitos casos, a compra na concessionária é mais garantida e segura. Tanto em termos de procedência quanto de possibilidades de negociar, os processos acabam sendo mais confiáveis.

O custo do veículo seminovo é a eterna vigilância

Agora é a hora do checklist. Toda boa publicação que envolve dicas traz uma listinha básica, mas poderosa. Essa é a forma que temos de otimizar seu tempo. Salve essas informações valiosas como puder. Vamos a elas:

#1 PESQUISE O SEMINOVO ADEQUADO AO SEU PERFIL

Em primeiro lugar, utilize a internet para lhe ajudar a montar suas opções. O uso que você fará do seu veículo seminovo contará muito para a sua decisão. 

Depois, dê uma olhadinha no que diz a tabela Fipe. Esse recurso lhe auxiliará a entender os preços médios do mercado. Isso quer dizer que você terá maior possibilidade de negociação, pois informação é poder.

#2 EVITE O CALOTE!

Sabendo exatamente de quem você está comprando, fica muito difícil ser passado para trás. Infelizmente, a malandragem também faz parte da oferta e da procura. Veja a procedência do veículo e, caso você não entenda nada de carro, peça a um mecânico de sua confiança para lhe acompanhar nessa tarefa.

#3 AVALIAÇÃO DO VEÍCULO SEMINOVO

Verifique os sinais de desgaste dentro e fora do veículo seminovo;

Olhe para pedais, estofamento, direção, lataria, etc. O menor detalhe deixado para trás pode significar gastos futuros que você não quer ter;

A quantidade de quilômetros rodados é importante sim;

Mas não é determinante sobre a dirigibilidade. Verifique se houve manutenções preventivas conforme os prazos.

Cheque a parte elétrica;

Não seja pego desprevenido em meio ao trânsito.

Inspecione o motor;

Você sabe bem o que pode acontecer se ele não estiver em pleno funcionamento.

Verifique ferrugem na lataria;

Nível do óleo, possíveis rachaduras e entupimentos também precisam de atenção.

Examine a cor e avarias na lataria;

O ideal é você contar com muita luz para isso. Veja se não há manchas ou indícios de batidas. Seja minucioso nessa hora!

Sobre a suspensão, um bom truque é apoiar-se sobre o carro;

Alguns segundos bastam. Você saiu e ele mexeu demais? Podemos ter um problema.

Você tem direito!;

Peça acesso ao manual do proprietário e à chave reserva.

Fiscalize o câmbio;

Ligue o carro, sinta se há dificuldades na hora de trocar a marcha, ouça o som do motor.

Tenha todas as informações sobre garantia;

O Código de Defesa do Consumidor prevê a obrigatoriedade de 90 dias para todos os componentes do seminovo.

Confira a documentação.

Ela precisa estar de acordo com a legislação!

#4 Além do Laudo de Titularidade, exija o Laudo Cautelar

Além do Laudo de Titularidade, você deve solicitar ao vendedor o resultado da vistoria cautelar. Ou seja, o raio x do veículo seminovo que verifica documentos, histórico, pendências e revela tudo sobre a estrutura mecânica. Com esse relatório, você terá absoluta certeza sobre as condições nas quais o veículo realmente se encontra. 

E o seguro do veículo seminovo, como fica?

Ao dispôr das opções que mais se aproximam do que você deseja, faça simulações de valores de seguros. Para cada modelo existe um preço determinado. Aqueles veículos com peças mais caras ou que saíram de linha são atrativos para o mercado negro, o que aumenta as possibilidades de roubo. Consequentemente, nesses casos, o investimento em segurança será um pouco maior.

Agora que você tem tudo para fazer um bom negócio…

A garantia de satisfação você encontra só aqui na Geração Seminovos. Nossa equipe está prontinha para lhe atender e tirar todas as suas dúvidas. Queremos ser parte da realização do seu sonho. Venha conhecer nossas incríveis opções de seminovos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply