Valor do carro

Valor do carro: evite uma alta depreciação do seu usado. Veja 7 conselhos

Ao sair da concessionária, os veículos começam a perder seu valor. Estima-se que a queda inicial no preço de venda possa chegar a 10% em um zero. E com o passar dos anos, a depreciação aumenta ainda mais. É inevitável.

É que a chegada das novas tecnologias no setor automotivo e, inclusive, a repaginada no design tornam versões anteriores menos desejadas. Prova disso é que há brasileiros que trocam de carro a cada ano, o que contribui bastante para o aquecimento do setor. Aí é que vem a grande jogada: quem já tem um veículo, ainda mais um seminovo, vai querer trocá-lo e retirar o maior custo-benefício que puder, especialmente se a quilometragem estiver baixa.

Por aqui, nós sabemos muito bem que nem todo mundo tem condições ou realmente quer pagar tão caro, para no minuto seguinte já perder uma quantia significativa em termos de investimento. Aliás, este é o nosso negócio: selecionar os usados de maior qualidade do mercado e disponibilizá-los aqui para você.

E sim, você pode substituir o seu usado por um seminovo. Para saber o valor venal dele, basta consultar a tabela Fipe.

Depois da breve introdução acima, vamos ao que de fato você veio saber: será que há alguma coisa a ser feita para deixar o seu carro menos desvalorizado? 

Caro amigo, sim. C-U-I-D-A-R do seu bem! Para construir este artigo, separamos algumas dicas que irão lhe orientar para este caminho. Confira!

7 cuidados essenciais para melhorar o valor do carro em uma situação de venda

Chegou a hora de se desfazer do seu possante? Você está adquirindo um seminovo, e já quer saber como pode aumentar a sua vida útil e, consequentemente, o valor do carro?

Bem-vindo ao conteúdo mais útil que você poderia encontrar na internet sobre o tema. Anote os nossos conselhos e reflita sobre como você costuma zelar por seu veículo.

A primeira impressão é a que fica: cuide do exterior

O cartão de visitas de um automóvel é o estado da lataria.

A pintura desgastada e um visual arranhado não é nada agradável a um comprador. Lembre-se que assim como você deseja fechar uma boa venda, ele também quer fazer um bom negócio.

Algo que também é péssimo e desvaloriza muito é o amassado, por menor que seja.

Se você não é o primeiro dono do carro, tente ser o mais preciso possível sobre batidas que possam ter ocorrido. 

Depois dela, a segunda impressão também é importante: o interior

Coloque-se no lugar do futuro dono: você investiria em um veículo que estivesse com o estofamento dos bancos ou seus revestimentos mal conservados?

Imagine que se as partes visíveis estão ruins de se ver, como estarão as peças essenciais para o funcionamento do veículo? Ao menos, essa é a pergunta que qualquer pessoa deveria fazer.

Dê a devida atenção às revisões

Situação que nos leva a falar sobre a manutenção preventiva. 

A história do veículo está intimamente ligada à forma como seus proprietários lhe trataram ao longo do tempo. Quando bem cuidado, a vida pode ser agradavelmente longa e o valor do carro mantém-se tranquilamente conforme a previsão do mercado. 

No entanto, mesmo um seminovo com baixa quilometragem pode ser uma pedra no sapato, já que a falta de revisões é um péssimo sinal.

Preocupe-se com a forma com a qual costuma dirigir

Entre outros atributos, como a economia de combustível, dirigir corretamente ajuda a conservar ainda mais a mecânica do carro como um todo. 

Atente-se para as trocas de marcha nas horas adequadas, tente não ter o péssimo hábito de descansar o pé sobre a embreagem, e cuide-se no trânsito para que seu veículo não tenha nenhuma avaria.

Um bom motorista observa e fica atento a tudo o que ocorre à sua volta.

A limpeza é fundamental

Nunca leve um veículo sujo para fazer uma troca ou venda. Tal desleixo não só desvaloriza, como pode fazer você perder um excelente negócio. Mau cheiro é outro ponto extremamente negativo.

Conheça o seu veículo e preste atenção aos ruídos estranhos

Absolutamente todos os sinais que fujam dos habituais devem ser checados, bem como os sons que você não costuma ouvir.

Se você utiliza seu carro diariamente, especialmente em estradas acidentadas, será normal os ruídos diferentes surgirem com o tempo. Nesses casos, leve-o ao seu mecânico de confiança assim que for possível.

Acessórios e customizações fora de série

Eles podem ser o sonho de consumo de muitos proprietários de veículos, mas quando se trata do mercado automotivo é preciso pensar bem antes de fazer qualquer adição ou modificação. 

Pois é, se esse é o caso do seu, você deve estar pensando agora: “ok, mas isso foi puro investimento e gastei uma boa quantia. Não deveria ser o contrário”.

Esta é a regra do jogo, acostume-se: quanto mais o veículo fugir do seu “normal”, maior será a sua desvalorização!

Seja para vendê-lo ou trocá-lo, o próximo passo é escolher uma loja idônea

Apresentamos para você a Geração Seminovos, uma verdadeira referência em compra e venda de veículos em Santa Catarina.

Acesse o site ou visite uma das lojas físicas em Florianópolis e Palhoça, e tenha a certeza de que fará um excelente negócio.