Revisão de final de ano - Dicas para o seu carro fazer uma boa viagem

Revisão de final de ano: Dicas para o seu carro fazer uma boa viagem

As festas de fim de ano estão chegando e você já deve estar pensando em pegar a estrada para se reunir com a família ou então passear durante os dias de férias, não é mesmo? Sempre planejamos esses momentos com entusiasmo e não vemos a hora de descansar a cabeça para aproveitar os dias de folga, mas, antes de chegar na parte da diversão, é preciso pensar no item mais importante da sua viagem: A segurança.

Mesmo que você não vá viajar longas distâncias, deve lembrar que nesta época do ano o trânsito tende a ficar intenso em todos os lugares, exigindo ainda mais a sua atenção e o bom funcionamento do seu carro. Para não esquecer nenhum detalhe na hora de fazer a sua revisão de final de ano, a Geração Automóveis separou algumas dicas que vão lhe ajudar durante o processo. Vamos conferir?

Planeje sua viagem com antecedência

Antes de chegarmos nas dicas técnicas para o seu carro, vamos lhe lembrar da importância do planejamento do trajeto em caso de viagens mais longas. Se possível, opte por estradas com melhor conservação, para evitar danos ao seu veículo durante a viagem. Se não tiver escolha e precisar dirigir em estradas mal conservadas, opte por realizar a sua viagem durante o dia. No caso de uma colisão, pneu furado ou outros problemas com o seu carro, o fator psicológico de poder enfrentar estes problemas na luz do dia já lhe ajuda a manter a calma, reparar o estrago e continuar a sua viagem.

Confira a sua documentação e a do seu automóvel

Não adianta estar com o carro impecável e ter que dar meia volta para casa com uma bela multa por causa de uma blitz, não é mesmo?  É normal lembrarmos de pagar taxas e impostos do carro (pois geralmente fazem parte do nosso planejamento financeiro), mas os campeões em esquecimento são as validades de documentos relacionados ao veículo. Carteira de motorista é um dos itens que merecem muita atenção quanto à data de renovação. Também é muito importante checar se os documentos do veículo (o CRLV, ou seja, o Certificado de Registro Licenciamento Veículo) estão em ordem.

Pneus

Acredite, o estepe é o seu melhor amigo. Não deixe ele pra trás durante as suas viagens, pois a sua ausência pode transformar um contratempo em um problema gigante. Isso sem falar que ele é um item obrigatório de acordo com o Código Nacional de Trânsito e, obviamente, deve estar em condições de uso.

Se você reparar que há uma ou mais bolhas nos seus pneus, deve substituí-los imediatamente. As bolhas são um indicativo de dano estrutural irreversível, levando a sérios riscos de explosão, principalmente na estrada – onde o pneu é exposto constantemente a uma temperatura maior, elevando sua pressão interna.

Desgaste irregular na banda de rodagem do pneu é um sinal de desalinhamento da suspensão, ou de uso de pressão inadequada no pneu por longos períodos. De acordo com a Resolução 558/80 do Código Nacional de Trânsito, os sulcos do pneu devem ter no mínimo 1,6mm de profundidade.

É pouco se comparado a um pneu novo, com 8mm em média. Eles são essenciais para a correta drenagem na banda de rodagem no caso de chuva, prevenindo a temida e perigosa aquaplanagem.

Lembre-se de checar a pressão de todos os pneus, e leve em conta a quantidade de passageiros e o volume de bagagem que o carro irá transportar, pois quase todos os modelos exigem pressões diferentes para estas condições.

Alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas

Aqui está a dupla que sempre é deixada de lado na hora da revisão de final de ano. E ela se vinga por esse esquecimento, pois geralmente seus sintomas de mal funcionamento costumam aparecer somente em velocidades mais altas: vibrações ao volante, no caso de uma roda desbalanceada; ou direção desalinhada (o carro puxa para um dos lados), no caso de alinhamento fora das especificações de fábrica – que pode ocorrer quando o carro acerta um buraco ou a calçada. Quando estes problemas chegarem a se manifestar você já pode estar a meio caminho da sua viagem de final de ano. Guiar um carro que obedeça seus comandos parece óbvio, porque então deixar ele todo desregulado? Itens super importantes na sua revisão de final de ano!

Barulhos na suspensão

Hora de abaixar o som e pedir silêncio dentro do seu carro, pois os pequenos barulhos que surgem com o automóvel em movimento podem indicar problemas importantes. Rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo devem ser averiguados na sua oficina autorizada. As condições da estrada utilizada em trajetos diários podem levar a um desgaste de partes da suspensão antes do prazo previsto na revisão do veículo.

Rodas

Em rodas de ferro, procure por amassados durante a revisão de final de ano. Se a pressão de um pneu estiver mais baixa que a dos outros, é provável que a roda esteja amassada, permitindo fuga de ar. O reparo é simples e pode ser feito por um bom borracheiro. Em rodas de liga, preste atenção em possíveis quebras e trincas. Dependendo do caso, a substituição da roda pode ser necessária.

Triângulo, macaco, chave de roda e demais itens de segurança

Se estes três primeiros itens estão abandonados dentro do seu carro desde a era pré-histórica, é hora de conferir o funcionamento de cada um deles antes de pegar a estrada. Um triângulo que esteja com a haste de apoio quebrada não vai lhe ajudar muito em caso de emergência, não é mesmo?

Lembre-se também de checar o funcionamento do extintor de incêndio e se os cintos de segurança estão acessíveis (e fáceis de serem encontrados) por qualquer um dos passageiros. Se, por acaso, o veículo for parado pela Polícia Rodoviária, você terá grandes problemas se tudo não estiver em ordem.

Ah, nada de viajar com bebê no seu colo ou com crianças pulando soltas no banco de trás. Cadeiras de bebê são um item obrigatório. Com crianças dentro do carro você precisa ter cadeirinhas equivalentes à idade de cada uma. Verifique se os equipamentos estão bem presos e se as crianças estão confortáveis.

Revisão de final de ano - Itens de segurança
Revisão de final de ano - Cadeirinha de bebê

Filtro de ar

Na hora da revisão de final de ano confira a quantidade de poeira e sujeira que o filtro absorveu, caso o filtro ainda esteja branco, é um bom sinal, agora se o filtro estiver sujo, é necessário trocar o produto. Se não for trocado, o acúmulo de sujeira vai fazer com que o propulsor faça mais força do que o necessário, elevando o consumo de combustível. Além do carro perder força na retomadas de velocidade. Nada agradável.

Bateria

Hoje em dia, as baterias vêm lacradas, mas trazem um indicador de vida útil, então dê uma conferida para não ficar na mão. Outra dica importante para a sua revisão de final de ano é prestar atenção também à limpeza dos cabos a à checagem do alternador, que deve estar mantendo corretamente a carga da bateria.

Fluidos

Na hora de viajar você sempre lembra de levar água pra aguentar as longas horas na estrada não é mesmo? Seu companheiro de quatro rodas também precisa do mesmo cuidado. Ao rodar em estradas o motor é submetido a um esforço maior do que no ciclo urbano. Por isso na sua revisão de final de ano, antes de viajar, é muito importante checar o nível dos fluidos, a validade de todos os fluidos e seus respectivos filtros, assim como a presença de vazamentos: líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem, e ainda o nível do combustível do reservatório de partida a frio (para carros flex). Se o prazo de troca de filtros e fluidos estiver próximo, não há mal nenhum em adiantá-lo.

O fluido de freio, por exemplo, é responsável por transmitir a força do pedal até as rodas, e uma das suas principais características é absorver a umidade do ambiente. A troca deste fluido é necessária pois o excesso de água pode prejudicar o sistema geral de frenagem, impedindo seu bom funcionamento e comprometendo a segurança do seu carro.

A água do radiador tem como função manter o motor frio, por isso o radiador sempre tem que estar com água. Mas, antes de verificar o nível da água, desligue o carro e aguarde alguns minutos para abrir a tampa do radiador, caso contrário a água poderá sair com muita força e queimar a sua mão ou outras partes do corpo. Feito esse procedimento, retire a tampa e veja se a água está abaixo do nível indicado, se sim, é só completar.

Embreagem

Na sua revisão de final de ano a principal verificação é quanto ao desgaste das peças da embreagem. Perceba se a embreagem está pesada ou se o carro está trepidando. A revisão ainda abrange o nível do óleo da caixa de câmbio e detecta se há vazamento entre a caixa e o motor. No caso das hidráulicas, também se verifica se há vazamento do líquido da caixa.

Sistema elétrico

Revisão de final de ano - Luzes

Antes de partir para a sua viagem de final de ano, confira se as lanternas, faróis e piscas estão funcionando corretamente. Trocar uma lâmpada queimada é algo rápido e que pode prevenir um acidente grave. Verifique o manual do seu veículo na seção que fala sobre o painel, alguns modelos trazem sensores que indicam quando uma das luzes estão queimadas.

Sistema de limpeza dos vidros

Parece óbvio, mas durante a revisão de final de ano você precisa conferir tudo que possa interferir na sua visualização da estrada. Além do funcionamento dos limpadores e desembaçadores, cheque o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas. Se elas já estiverem ressecadas, não farão o escoamento adequado da água. No dia da viagem, limpe bem os vidros, pois a sujeira reflete luz e dificulta a visão. Em carros sem ar-condicionado, não é má ideia levar um pano de algodão e um spray antiembaçante. Nas viagens com chuva estes são itens que fazem grande diferença.

Higienização do ar-condicionado

Estamos falando de viagens de final de ano durante o verão em um país com clima predominantemente tropical, o que nos leva ao indesejável calor e ao amado ar-condicionado do carro. Este tipo de limpeza é importante não só para o bom funcionamento do seu carro mas para sua saúde também, já que o ar-condicionado acumula fungos, bactérias e diversas outras impurezas ao longo do uso. A manutenção deve ser feita nos filtros, que acumulam sujeiras trazidas junto com o ar. A limpeza é muito importante e deve ser considerada antes da sua viagem, na revisão de final de ano, mas o ideal mesmo é que ela seja realizada durante os meses mais frios, para que o sistema esteja em boas condições na chegada do verão. Já fica a dica para o próximo ano.

Outros itens

Veja alguns itens que podem estar funcionando aparentemente bem, mas que poderão apresentar falhas quando submetidos ao esforço maior de uma viagem longa: Sistema de ignição e injeção, molas e amortecedores, rolamentos de roda, pastilhas de freio, coifas e juntas homocinéticas e a correia dentada do motor, bem como seus respectivos rolamentos. Itens super importantes e que não podem passar despercebidos na sua revisão de final de ano.

Se preferir, marque também sua revisão de final de ano em nossas oficinas autorizadas através de telefone ou WhatsApp!

Tudo pronto para a sua revisão de final de ano? Assista o vídeo abaixo e dê mais uma conferida nos itens importantes que devem ser revisados para o bom funcionamento do seu carro e para um passeio tranquilo. Boa viagem!

VEJA TAMBÉM:

roda de carro cuidados contra furtos e roubos
Maio amarelo - 4 dicas de direção defensiva para carro
Vidro com película - O que pode e o que não pode no seu carro
Tipos de travas e alarmes para carro: Saiba mais e se proteja!
Cadeirinhas de carros. Saiba qual usar para cada idade