Saiba como limpar os bancos de couro do seu carro - Grupo Geração

Saiba como limpar os bancos de couro do seu carro

Ter bancos de couro no seu carro é um diferencial que traz muito mais conforto, elegância e praticidade. Mas você sabe como fazer a limpeza e a manutenção deste tipo de banco? Veja agora algumas dicas do Grupo Geração!

Limpeza e Hidratação

A tonalidade do couro influencia na frequência que a limpeza deve ser realizada. Em bancos de couro de cor clara é recomendado que faça uma limpeza semanal, pois até mesmo roupas escuras e objetos nos bolsos podem sujar o couro claro. Se o couro estiver manchado apenas um profissional poderá realizar o reparo para igualar a tonalidade, mas se não estiver, você mesmo pode fazer a limpeza semanal e a hidratação.

O primeiro passo é lavar os bancos de couro do seu carro com sabão neutro, com o uso de uma espuma, e em seguida secar com um pano limpo. Assim que o couro estiver seco, já é a hora da hidratação. Os hidratantes líquidos tendem a penetrar melhor no couro dos bancos, por isso são a melhor a escolha. Se você estiver com pressa, pode aplicar o hidratante em toda a superfície do couro e retirar o excesso após 40 minutos. Se quiser um efeito mais aveludado nos bancos, pode aplicar durante a tarde e retirar o excesso na manhã seguinte. O mesmo procedimento é aplicado ao couro ecológico, mas é preciso tomar cuidado com a exposição prolongada ao sol pois este tipo de revestimento sintético pode ressecar e se quebrar.

Como fazer reparos em partes danificadas

Algumas partes do revestimento podem sofrer danos mais frequentes do que outras, seja pelo desgaste natural de uso ou por descuidos com cigarros, por exemplo. O couro usado nos carros geralmente é costurado aos pedaços, então há a possibilidade de trocar somente a parte danificada. É preciso, porém, ficar atento à tonalidade das peças, que precisam ser idênticas para não destoar entre o couro antigo do carro e o pedaço reparado.

Neste tipo de reparo o que mais vai pesar no seu bolso é a mão de obra, então é importante ver se trocar a peça inteira não sairá praticamente o mesmo preço de trocar apenas um pedaço. Neste caso, opte pela troca inteira, para evitar que haja diferença entre os couros.

Se você tiver algum arranhão superficial nos bancos de couro, este reparo pode ser feito apenas com pintura para o cobrir o local específico, sem precisar retirar a peça toda. Isso só se aplica a arranhões que não tenham passado da superfície de pigmentação.

Modelos com air bags laterais dianteiros alojados no banco precisam de cuidados especiais na hora dos reparos. Consulte sempre o manual do proprietário ou leve seu carro até uma concessionária autorizada para garantir um reparo correto e livre de danos.

VEJA TAMBÉM:

4 dicas para fazer o motor do seu carro durar mais
Revisão de final de ano - Dicas para o seu carro fazer uma boa viagem
Saiba como limpar os bancos de couro do seu carro - Grupo Geração
Tipos de macaco para carro e como usá-los
Como economizar na manutenção do seu carro