Tipos de macaco para carro e como usá-los

Tipos de macaco para carro e como usá-los

Você conhece os tipos de macacos? Se respondeu gorila, sagui e chimpanzé, você não deixa de estar certo, mas é muito improvável que estes macacos lhe ajudem de forma pacífica a erguer seu carro para que você possa fazer algum reparo. Os macacos que todo motorista deve conhecer estão presentes aqui nesse post do Grupo Geração, e agora você vai saber mais sobre cada um deles e como usá-los!

Tipos de Macaco – Mecânicos

Macaco Joelho

Este é um tipo bem comum, que lhe ajuda a erguer o carro de apenas um lado. Você o apoia na canaleta e ele empurra o carro para o sentido contrário. Ao começar a erguer, coloque o macaco com a base mais para dentro, fazendo com que isto compense o deslocamento do carro durante a subida. Verifique se o macaco está reto, evitando assim que o carro caia e provoque acidentes e/ou danos estruturais.

Veja abaixo como trocar um pneu com este tipo de macaco:

Macaco Sanfona tijolinho

Este tipo possui um sistema de alavanca giratória e uma base mais plana para o encaixe. Exerce pressão no sentido vertical, empurrando o carro para cima, levantando-o lateralmente.

Macaco sanfona tijolinho - Geração Automóveis

Tipos de Macaco – Hidráulicos

Macaco Jacaré – Pequeno

Este macaco é hidráulico e com isso você faz menos força. Ele também tem rodas e acompanha o deslocamento do carro, no caso de ele inclinar. Este tipo de macaco levanta o carro lateralmente, alavancando-o de acordo com a sua necessidade. Veja como ele funciona:

Macaco Garrafa

Um macaco garrafa é um pistão hidráulico compacto que tem a forma de uma pequena garrafa, mas possui a capacidade de levantar objetos muito pesados e automóveis. O macaco deve ser colocado no nível do solo para maior estabilidade. O posicionamento do elevador de pistão no carro é importante, de modo que não danifique o carro ou comprometa quaisquer componentes.

Macaco hidráulico garrafa - Geração Automóveis

Tipos de Macaco – Elétricos

Ligados no acendedor de cigarros do carro ou diretamente na bateria, este tipo de macaco consegue tirar uma roda do chão em questão de segundos, bastando apenas estar encaixado de forma correta. Alguns modelos kits completos que podem até mesmo ser usados de forma manual caso haja algum imprevisto com a fonte de energia do carro.

Dicas para trocar o pneu do carro

Sujeira

Dependendo da situação, trocar um pneu do seu carro pode causar uma bela bagunça. Além tomar cuidado com onde você se apoia (para não carimbar a camisa antes de uma reunião de trabalho, por exemplo) é recomendado sempre levar um par de luvas no…. Porta luvas. Isso mesmo, a redundância neste caso pode lhe dar uma bela “mão na roda” na hora de trocar os pneus.

Local

Evite lugares desertos e com pouca iluminação na hora de parar o carro para realizar um conserto. Procure áreas iluminadas e com bom fluxo de pessoas por perto. Parar em meio ao trânsito pesado de veículos também pode ser complicado e perigoso. E lembre-se, nada de parar em morros, procure por locais planos ou sua troca vai ter problemas na certa!

Segurança

Sempre, sem exceções, use o triângulo na distância indicada pelo manual. Você sinaliza os outros motoristas de que está com problemas e evita um possível acidente que pode ter muito mais danos do que um simples pneu furado. Lembre-se também de sempre puxar o freio de mão e deixar o carro engrenado. Se houver mais pessoas dentro do carro, todos devem descer.

Para aumentar a segurança, tente calçar as rodas do lado contrário com pedras ou pedaços de madeira.

Na hora da troca, afrouxe as porcas da roda com o carro ainda no chão. Enquanto o carro estiver erguido, você apertá-las de volta com a mão, mas o aperto final deve ser afeito apenas quando o carro estiver no chão novamente.

Agora que você já conhece os principais tipos de macacos para carro e sabe como usá-los, aproveite e veja as opções de carros seminovos da Geração Automóveis! São carros com taxas a partir de 0.99%* e com troco na troca! Quem sabe não é hoje o seu dia de trocar de carro? Aproveite!

VEJA TAMBÉM:

4 dicas para fazer o motor do seu carro durar mais
Revisão de final de ano - Dicas para o seu carro fazer uma boa viagem
Saiba como limpar os bancos de couro do seu carro - Grupo Geração
Tipos de macaco para carro e como usá-los
Como economizar na manutenção do seu carro