Roda de carro: 4 cuidados essenciais para evitar furtos
Infelizmente, precisamos lidar com esta sensação desagradável diariamente. Ao deixar o nosso veículo para cumprir compromissos, rezamos para que na volta tudo esteja intacto. E nessa perspectiva, um item é especialmente visado por esses marginais de plantão, apelidados “carinhosamente” pela polícia como “caranguejos”. O furto de roda de carro não é incomum no Brasil, e não existe muito o que fazer quando o prejuízo estiver frente aos nossos olhos.
Pasme, alguns seguros nem cobrem esse tipo de perda.
Sendo assim, precisamos conversar sobre prevenção. Em se tratando de segurança, é o mínimo, né!? É que algumas medidas podem ser efetivas para coibir a ação dos ladrões ou, ao menos, dificultar a vontade de levar consigo algo que não lhes pertence.
Confira as 4 dicas que a Geração Seminovos elencou sobre precauções com roda de carro.
O que fazer para não ter roda de carro furtada?
Elas não precisam ser as mais caras. Carros populares também têm suas rodas e pneus visados pelos “caranguejos”.
Os motivos para isso já são velhos conhecidos da população. Todavia, o mais difundido tem a ver com as facilidades proporcionadas pela internet e os aplicativos de compra e venda de produtos usados. A procedência, de forma geral, não é preocupação dos consumidores.
É importante salientarmos que não defendemos, de forma alguma, que essas ferramentas são apoiadoras desse tipo de crime. Entretanto, algumas vezes, são utilizadas de forma maldosa pelos usuários lá cadastrados.
Mas e aí, como evitar que a sua roda de carro seja levada pelos “caranguejos”?
Preocupar-se com o estacionamento em locais seguros é o primeiro passo
Nada de deixar seu veículo na rua. Mesmo nas áreas azuis, constantemente acontecem roubos e furtos. A situação pode piorar se você estiver chegando e encontrar um ladrão. Além de tomar seu bem precioso, sua vida será colocada em risco.
Opte por estacionamentos confiáveis e que tenham monitoramento constante. Essa é uma forma efetiva de coibir que uma roda de carro seja levada de você.
Estacionar próximo ao lugar em que você se encontra – e com a possibilidade de sua constante vigilância – só será eficiente se o ambiente não tiver opções mais seguras. Ainda assim, é complicado cuidar o tempo todo. Afinal de contas, a preocupação com o veículo não permitirá a sua total diversão ou o foco em outras coisas que estejam acontecendo.
Cubra o estepe interno do seu carro
Vamos explicar por que essa é uma solução mais efetiva para os estepes guardados internamente.
No caso, você pode optar por algo simples e barato: uma lona. É claro que isso não é garantia nenhuma. Porém, é uma forma de disfarçar um estepe exposto e deixar ao marginal a dúvida sobre uma possível “perda de tempo” com seu bem.
Acredite, eles são tão organizados que pensam em detalhes como esse.
Proteção eficaz para estepes internos e externos
Aqueles que têm a possibilidade de investir um pouquinho mais em segurança, poderão encontrar no mercado as chamadas “travas para estepe”.
Leve o nosso conselho: elas funcionam de verdade. Tomara que você nunca precise testá-las, mas aqueles que já passaram pela experiência confirmam a proteção. É só estacionar e ficar sossegado.
Parafusos antifurto também são bons investimentos
Geralmente, os kits de parafusos antifurto contam com um segredo que somente o proprietário tem acesso. Desta forma, essa é mais uma barreira para o ladrão, o que pode fazê-lo desistir de roubar a sua roda de carro.
Entretanto, fique atento à idoneidade das marcas. Faça bastante pesquisa para ter certeza de que os materiais são confeccionados com códigos verdadeiramente distintos.
Qual é, geralmente, o prejuízo de ter uma roda de carro furtada?
Além do estresse, da confusão e do transtorno, o prejuízo financeiro pode ser bem alto.
Os proprietários de veículos geralmente gostam de personalizar as suas experiências. Para isso, mudam algumas características e as rodas são as queridinhas. As de liga leve, por exemplo, não saem de fábrica em todas as marcas e modelos.
Outro caso que podemos citar, é daqueles jogos que podem custar mais de 10 mil reais. O investimento é alto, e redobrar a segurança torna-se ainda mais urgente.
Gostou do conteúdo? Quer ver mais dicas automotivas aqui no nosso blog? Não deixe de navegar por aqui. Você encontrará mais dicas, tão interessantes quanto essas.